Instituto Pensar - Seminário recebe trabalhos sobre Educação para as relações étnico-raciais

Seminário recebe trabalhos sobre Educação para as relações étnico-raciais

por: Mônica Oliveira 


A sexta edição do seminário, que será realizado de maneira virtual, recebe resumo simples dos trabalhos ligados à temática do evento (Imagem: divulgação/medium)

Estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos ao VI Seminário de Educação para as Relações Étnico-raciais, realizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento receberá o resumo simples dos trabalhos acadêmicos até o dia 11 de outubro pelo link.

O evento será realizado de maneira virtual pelo instituto, de 19 a 21 de novembro.

Serão aceitos conteúdos de servidores e alunos do IFG, além de formulações de instituições de ensino e integrantes de grupos de pesquisa ligados à temática do evento.

Leia também: Em Sergipe, MPF recomenda implementação de disciplina sobre Relações Étnico-raciais

Cada participante poderá participar com apenas um trabalho como autor e outro como co-autor.

Seleção dos trabalhos

Entre os fundamentos a serem avaliados em cada trabalho, estão: relevância, pertinência e objetividade do tema proposto; coerência entre o título do trabalho e o conteúdo apresentado; apresentação de fundamentação teórica coerente com o objeto da investigação, entre outros.

Na etapa de comunicações dos Grupos de Trabalho, serão acolhidas propostas oriundas de experimentos ou reflexões teóricas ligados às questões étnico-raciais. Contudo, de acordo com as regras, não é necessário ter concluído a pesquisa para se inscrever.

Poderão participar trabalhos em diferentes estágios de execução, desde esboços, pré-projetos de pesquisa e até mesmo trabalhos investigativos de longo alcance concluídos ou em fase de conclusão.

Reflexão antirracista

Em 2020, a Lei 10.639/03, que obriga o ensino de história, cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas e particulares, do ensino fundamental e médio, completa 17 anos no contexto de lutas raciais por justiça e equidade.

O seminário visa aprofundar as pautas raciais, que ganham mais visibilidade no Brasil e no mundo, e se apresenta como um espaço de fortalecimento, reflexão antirracista e de defesa das políticas de igualdade racial.

"Todos esses fatores que compõe a agenda de protestos presente em todo período da Pandemia, representado pela expansão e mobilização dos movimentos internacionais antirracistas em 2020, em reação à violência policial nos Estados Unidos, serão de extrema importância para orientar o debate acadêmico, político e comunitário sobre as relações étnico-raciais que permanecem centrais na sociedade brasileira?, destaca a organização do evento.

Confira aqui íntegra do edital.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: